Avaliação Biomecânica

Para contextualizar, a biomecânica é uma disciplina que estuda e faz análises físicas de movimentos do corpo humano. É tarefa da biomecânica das atividades esportivas a caracterização e melhoria das técnicas de movimento através de conhecimentos científicos.

Atualmente, a ciência da Avaliação biomecânica tem muita importância e trás muitas contribuições para o esporte, dentre estas contribuições podemos citar a análise e melhoria da técnica desportiva, prevenção de lesões, desenvolvimento de equipamentos esportivos, entre outras.

Em relação à investigação, os parâmetros biomecânicos para análise são:


  • Termografia: Utilizando imagens termográficas é possível identificar o local exato onde poderia se iniciar um processo inflamatório e, assim, prevenir uma lesão muscular ou articular de um atleta. Na termografia, uma câmera infravermelha capta ondas de calor que o corpo emite e um software quantifica essa temperatura.


  • Amplitude de movimento: No contexto esportivo, a amplitude de movimento deve ser tratada de forma específica de acordo com sua exigência em cada modalidade, deve ser considerado que atividades que demandem altas exigências de força podem ter seu desempenho comprometido quando há um aumento do nível de flexibilidade da porção envolvida no gesto motor, dado que a ausência de amplitude de movimento muitas vezes é acompanhada de alterações posturais na finalidade de compensar o movimento, podendo favorecer desequilíbrios musculares e lesões.


  • Testes funcionais: A avaliação com testes funcionais da Move You Performance tem como objetivo detectar possíveis déficits e/ou desalinhamentos posturais e musculares, para que possamos orientar métodos de prevenção de possíveis lesões e/ou alterações posturais, direcionando o treinamento e/ou o seu tratamento.


  • Teste de força: O exame realizado pelo dinamômetro isométrico auxilia na prevenção e tratamento de lesões, uma vez que ele permite identificar assimetrias entre musculaturas entre os lados direito e esquerdo e comparar musculaturas de membros diferentes.


  • Teste de resistência: Os efeitos positivos do treinamento do Core no desempenho físico podem ser explicados pelo papel específico do tronco na ligação com as extremidades. Particularmente com movimentos rotacionais, os músculos do tronco geram torque ao longo de um caminho para aumentar a produção de força nas extremidades. Um core forte transferirá as forças com mínima perda de energia.


Mesmo a Avaliação biomecânica sendo importante, esta ainda é vista como uma ciência muito teórica, complexa e pouco prática. Neste sentido, o relatório da Move You Performance foi desenvolvido com cada passo, objetivos e condutas a serem realizadas para a melhora individual em cada fundamento avaliado.