Infiltração no joelho com Ozonioterapia

Para Que Serve Infiltração No Joelho


A infiltração no joelho é um procedimento que pode ser utilizado em várias outras articulações.

Esse é um procedimento que pode ser realizado não somente no joelho, mas em diversas articulações do corpo, como nos ombros e mãos.

A infiltração nunca é feita no osso, mas sim no espaço da articulação, ou seja, no espaço entre tíbia e fêmur, por exemplo, no caso do joelho.

Os casos de inflamação de tendões, a infiltração pode ser feita como um último recurso, pois os resultados desse procedimento em si não são tão animadores como os outros tipos de infiltração. As melhores indicações de infiltração são os casos de inflamação na bainha do tendão ou na inserção do tendão ao osso.

Já infiltrações na região muscular ocorre em atletas que sofrem com rigidez e fibroses, com excelentes resultados.

É um procedimento muito utilizado em casos de doenças degenerativas como artrite reumatoide, reumatismo, artrose degenerativa e em casos de traumatologia esportiva, ou seja, em atletas.

O procedimento consiste na injeção de medicação específica para tratar lesões no joelho ou episódios agudos de dor.

O objetivo da infiltração no joelho é diminuir a dor, bem como diminuir a inflamação ou estimular a produção de líquido sinovial, que é um líquido produzido pela membrana sinovial e que atua na lubrificação da articulação do joelho.

Dessa forma, a infiltração no joelho com a Ozonioterapia melhora não só a dor, mas reduz o desgaste da articulação, melhorando a funcionalidade do joelho.

Quais São As Medicações Utilizadas Na Infiltração no Joelho?

Há várias medicações que podem ser usadas na infiltração no no joelho.

Para infiltração no joelho, alguns tipos de medicação podem ser escolhidas pelo especialista. As principais medicações a serem utilizadas para infiltração são anestésicos, corticoides e ácido hialurônico.

Indicações Da Infiltração No Joelho


  • Dor localizada crônica no joelho;

  • Pacientes com osteoartrite ou artrose e apresentando dores frequentes;

  • Pacientes com doenças degenerativas e dores na região do joelho;

  • Artrite reumatoide com dor no joelho;

  • Atletas com dores no joelho.


Como É Realizada A Infiltração No Joelho?


O Fisioterapeuta que realizará o procedimento deve ter experiência nesse tipo de procedimento.

Exames de imagem como ultrassom ou raio-X podem ser utilizados para determinar o local exato da injeção.

A região é limpa, desinfectada e anestesiada localmente. Devem ser utilizados materiais estéreis e descartáveis. A seguir, é realizada a injeção do gás. O procedimento é rápido e não dura mais que alguns minutos.

O procedimento gera um pouco de dor e incômodo, mas é suportável.

Na sequência, o paciente deve repousar e não fazer atividades físicas intensas por, pelo menos, 4 dias.

É importante lembrar que todo o tratamento ao qual o paciente estava se submetendo antes deve continuar, ou seja, sessões de fisioterapia são necessárias, já que a infiltração oferecerá apenas alívio temporário ao problema.

Portanto, sessões de fortalecimento muscular e melhora da mobilidade articular continuam necessárias após a infiltração no joelho.


Conclusão


A infiltração no joelho é um procedimento seguro, indicado para dores crônicas e pacientes com doenças degenerativas, reumatismo, artrose ou atletas. Esse procedimento consiste na injeção do gás Ozônio na concentração determinada para fins ortopédicos diretamente na região de dor no joelho.

Seus resultados são bastante conhecidos e adequados, porém não duram eternamente. Dessa forma, o fortalecimento muscular e exercícios de mobilidade articular permanecem necessários. O tratamento conservador com técnicas de fisioterapia é fundamental para a recuperação total do paciente.