Ozonioterapia

A Ozonioterapia consiste no processo em que é administrado o gás de ozônio no corpo para tratar alguns problemas de saúde.

Devido às suas propriedades, esta é uma terapia que pode ser sugerida no tratamento de problemas crônicos, como artrite, dor crônica, feridas infectadas e atraso da cicatrização, por exemplo.

A terapia com ozônio funciona interrompendo processos não saudáveis no corpo, como o crescimento de bactérias patogênicas se houver uma infecção. Sua ação se dá por meio do efeito oxidativo do ozônio medicinal, que é inserido em quantidades específicas para estimular a ação do próprio sistema imunológico, garantindo um processo de recuperação mais ágil e seguro.


A aplicação ortopédica, sendo minimamente invasiva, é bastante utilizada para a diminuição do processo inflamatório instaurado decorrente de alguma contratura muscular, estiramento e desgaste articular, e os seus principais benefícios incluem:

  • Ação anti-inflamatória;

  • Efeito analgésico;

  • Capacidade para modular o sistema imunológico;

  • Oxidação dos agentes que prejudicam as terminações nervosas nos locais afetados;

  • Estímulo à circulação e regeneração muscular.


Em muitos registros, a ozonioterapia é considerada uma importante aliada na transformação dos hábitos de vida dos pacientes, pois é associada ao ganho de disposição e energia, contribuindo, por exemplo, com a prática de exercícios, o sono e o controle do estresse.